Defensoria Pública da União abre nova sala na sede da Justiça Federal em Florianópolis

IMG_3573A nova sala da Defensoria Pública da União (DPU) na sede da Justiça Federal em Florianópolis está pronta para receber cidadãos assistidos, defensores, servidores e demais colaboradores da instituição. O ponto de apoio da DPU, oferecido pela direção do Foro, fica no espaço destinado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) e ao Sistema de Conciliação e Perícias Médicas (Sicopem), inaugurados nesta segunda (25).

Servidor Jorge Roque realiza atendimentos na sala da DPU na Justiça Federal
Servidor Jorge Roque realiza atendimentos na sala da DPU na Justiça Federal

O defensor público-chefe da unidade de Florianópolis, Gabriel Faria Oliveira, explica que o cidadão assistido será recepcionado pelos defensores e pela estrutura da DPU, mantendo o atendimento a quem busca assistência jurídica gratuita dentro da Justiça Federal. “É ainda um espaço importante para preparar o cidadão para audiência, para explicar a ele como se dá a conciliação. É um ponto de apoio com o intuito de facilitar a assistência jurídica”, afirmou Oliveira.

Jorge Roque é o servidor da DPU responsável pelo atendimento na sala, nas tardes de segunda a sexta-feira. Para ele, a instituição trabalha paralelamente ao sistema de conciliação no sentido de ajudar as pessoas carentes que precisam da assistência jurídica.

Inauguração

O defensor Gabriel Oliveira e o servidor Jorge Roque prestigiaram a inauguração do Cejuscon e do Sicopem na manhã desta segunda-feira. As novas instalações contam com salas para audiências, inclusive virtuais, e para outros atos processuais. As perícias contam agora com quatro espaços exclusivos.

IMG_3575Para Oliveira, a nova estrutura “amplia e institucionaliza, de forma mais firme, o sistema de conciliação dentro do Poder Judiciário”. “A questão é que a conciliação, via de regra, soluciona o litígio, e o processo judicial não necessiariamente. Assim, é aumentada uma estrutura de conciliação e de solução efetiva dos problemas”, disse.

Participaram da cerimônia o coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal João Batista Pinto Silveira, a diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina, juíza federal Luísa Hickel Gamba e as coordenadoras regional e adjunta do Cejuscon, juízas federais Simone Barbisan Fortes e Erika Giovanini Reupke. O evento também contou com a presença de advogados, procuradores federais, advogados da União, defensores públicos, representantes da Caixa Econômica Federal e outras instituições, além de servidores.